Manutenção do relógio

A manutenção dos relógios inclui diversos aspetos, tais como o mecanismo do relógio e caixa onde se encontra. Os relógios frequentemente podem sofrer de muitas coisas, porque estão sujeitos a várias influências. O relógio no pulso aquece sobre a influência do nosso corpo, ao sol esta temperatura irá aumentar ainda mais, quando retiramos o relógio do pulso ele arrefece até á temperatura ambiente. Esta alteração de temperatura afeta a lubrificação causando desgaste.

A maioria dos relógios são à prova de água a 3 atm ou 30 metros: isto não é suficiente para nadar, lavar o carro ou a loiça. Por causa do movimento na água, a pressão da água aumenta o que pode permitir que a humidade entre no mecanismo do relógio. A humidade afeta a lubrificação do relógio e causa oxidação das partes metálicas. Na maioria dos relógios são rolamentos de rubi artificiais, em que os eixos das rodas giram, estes rubis artificiais são extremamente resistentes e virtualmente não desgastam, mas pode causar desgaste nos eixos que funcionam dentro. Se o desgaste ocorrer, então isso ocorre nos eixos da engrenagem e faz com que o relógio perca a sua precisão. Isso só poderá ser resolvido substituindo a máquina.

Quando se usa o relógio, o suor irá entrar em contato com a caixa do relógio. O suor contém diferentes ácidos que afetam os selos da tampa traseira e pode danificar a coroa, permitindo que a humidade e sujidade entrem no relógio.

Para relógios mecânicos á prova de água (de salpicos, 3 atm), é recomendável fazer-lhes manutenção a cada 4 anos. Somente relógios que indiquem 5 atm ou 50 metros podem ser usados dentro de água. Para uso frequente recomenda-se os de 10 atm ou 100 metros. Com relógios à prova de água é recomendado levá-los para fazer manutenção 2 vezes por ano para verificar a sua densidade efetiva. Pode verificar com regularidade se o vidro não está danificado e que a coroa ainda está a funcionar corretamente. Se a coroa se apresenta corroída, não segurar a corda enquanto trabalha ou apresentar descoloração, isso indica que a função estanque se perdeu. É necessário substituir para assegurar que o relógio fica à prova de água.

Serviço Completo

Com um serviço completo, o funcionamento de todos os componentes é verificado e, se necessário, substituídos. Após depositar o relógio, ele será limpo numa máquina de limpeza especial. Após a montagem o mecanismo é abastecido com lubrificantes apropriados.

A caixa do relógio será limpa e, se solicitado e apropriado, polida. Os componentes da caixa (vidro, coroa e botões) são verificados e substituídos se necessário, a fim de assegurar a estanquicidade. O relógio é montado no gabinete e testado em relação á precisão e tempo de funcionamento.

Após a reparação estar completa, eu recomendo a manutenção de um mecanismo de relógio em cada 5 a 7 anos, sendo que isto é necessário ao correto funcionamento do mecanismo de relógio.

Contacte-nos: service@horloge-bandjes.nl